quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Independência do Brasil


Comemoração da Independência do Brasil
O que vamos comemorar?
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.

Introdução

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

http://www.suapesquisa.com

16 comentários:

Luciana Lima disse...

A independencia do Brasil, foi um fato historico que marcou o nosso pais foi um bela escolha falar sobre a indepencia do Brasil ,, continue sendo esta pessoa tão especial e intelingente bjin te dollo Professora.

Unknown disse...

A Independência do Brasil é um fatos importante para nos brasileiros,que nos ensina que muitas pessoas morreram na luta para conseguir esse ideal.vou citar o mais conhecido,Tiradentes foi executado pela coroa Portuguesa para defender nosso pais,Durante a Inconfidência Mineira.Continue essa pessoa sempre legal,thau prof.

Unknown disse...

A Independência do Brasil é um fatos importante para nos brasileiros,que nos ensina que muitas pessoas morreram na luta para conseguir esse ideal como tiradentes foi executado pela coroa portuguesa.

Unknown disse...

OI PRO GOSTEI DA MATERIA VIU PUBLICA +. BJS BRUNA

Unknown disse...

É um fato muito importante para nos brasileiros e que marcou nosso pais.thau professora,passa mais tabalhs assim.

Izael Costa disse...

Profº adorei essa sua materia,bom como sempre todas as materias que vc passar eu gosto muito...
bjksss

Unknown disse...

Professora vc e melhor prof do mundo, mais vamos maneirar no 4° bimestre. Hillary

Unknown disse...

Eu sei que as veses sou muito atentado na sala de aula mas vou procurar mudar, com uma professora que nem vc tudo de bom vai acontecer e quando anoitecer Deus cuidara de mim e de vc. vou te pagar amanha. bjs Junior 8°A

Unknown disse...

Gostei muito da sua materia eu tive muita facilidade pra entender obrigado por explicar tão bem.
Se eu vou ter um futuro na minha vida vc me ajudou a construir. Continue sendo esta professora talentosa que vc é obrigado por ser minha professora. bjs...Deinilon 8°A

Unknown disse...

Oi Prof esse comentario sobre a independencia do Brasil é muito inportante alem de ser brasileiros temos cultura,uma histodia do passado que comemoramos ate hj. jin vc e uma pessoa muito especial! te dollo Karine Kelly 8°A

Unknown disse...

Professora vc é uma pessoa muito especial pra mim bjs te dollo...

Unknown disse...

Vc ja viu o quanto Deus é maravilhoso?não? então olhe no espelho e agradeça pela pessoa maravilhosa q ele fez.. VOCÊ...bjinnnnhos Deus te abençoe.

Unknown disse...

OI professora parabéns o seu blog está de mais.. Marta

Unknown disse...

Professora Sheylla é a mais legal e mais inteligente que estudei.ASS. Tiago

Unknown disse...

Professora Sheylla é a mais legal e mais inteligente que estudei.ASS. Tiago

Unknown disse...

OI professora parabéns o seu blog está de mais.. Marta